FICHA INFORMATIVA NORMALIZADA PARA CONTRATOS DE VIAGEM ORGANIZADA

cCA combinação de serviços de viagem que lhe é proposta constitui uma viagem organizada na aceção do Decreto-Lei n.º 17/2018 de 8 de março. Por conseguinte, beneficiará de todos os direitos da UE aplicáveis às viagens organizadas. A (s) empresa (s) Costa Crociere S.p.A. (doravante “Costa Crociere”, “Costa Cruzeiros”, “a Empresa” ou “o Organizador”) e, no seu caso, a agência de viagens de varejo será/serão plenamente responsável/responsáveis pela correta execução da globalidade da viagem organizada. Além disso, conforme exigido por lei, a (s) empresa (s) Costa Crociere S.p.A. e, no seu caso, a agência de viagens de varejo tem/têm uma proteção para reembolsar os pagamentos que efetuou e, se o transporte estiver incluído na viagem organizada, assegurar o seu repatriamento caso seja (m) declarada (s) insolvente (s).

 

Direitos essenciais previstos no Decreto-Lei n.º 17/2018:

 – Os viajantes receberão todas as informações essenciais sobre a viagem organizada antes de celebrarem o respetivo contrato.

 – Há sempre pelo menos um operador responsável pela correta execução de todos os serviços de viagem incluídos no contrato.

 – Os viajantes dispõem de um número de telefone de emergência ou dos contactos de um ponto de contacto para poderem comunicar com o organizador ou a agência de viagens.

 – Os viajantes podem ceder a viagem organizada a outra pessoa, mediante um pré-aviso razoável e, eventualmente, mediante o pagamento de custos adicionais.

 – O preço da viagem organizada só pode ser aumentado em caso de aumento de custos específicos (por exemplo, o preço do combustível), se essa possibilidade estiver expressamente prevista no contrato e, em qualquer caso, até 20 dias antes do início da viagem organizada. Se o aumento do preço for superior a 8 % do preço da viagem organizada, o viajante pode rescindir o contrato. Se o organizador se reservar o direito de aumentar o preço, o viajante tem direito a uma redução do preço em caso de redução dos custos relevantes.

 – Os viajantes podem rescindir o contrato sem pagar uma taxa de rescisão e obter o reembolso integral de quaisquer pagamentos efetuados em caso de alteração significativa de algum dos elementos essenciais da viagem organizada, com exceção do preço. Se, antes do início da viagem organizada, o operador responsável pela mesma a anular, os viajantes têm direito ao reembolso e, se for caso disso, a uma indemnização.

 – Os viajantes podem rescindir o contrato sem pagar uma taxa de rescisão antes do início da viagem organizada, em circunstâncias excecionais, por exemplo em caso de graves problemas de segurança no destino suscetíveis de afetar a viagem organizada.

 – Além disso, os viajantes podem rescindir o contrato a qualquer momento antes do início da viagem organizada mediante o pagamento de uma taxa de rescisão adequada.

 – Se, após o início da viagem organizada, não for possível prestar elementos significativos da mesma conforme acordado, terão de ser propostas alternativas adequadas ao viajante, sem custos suplementares. O viajante pode rescindir o contrato de viagem organizada sem pagar uma taxa de rescisão caso os serviços não sejam executados nos termos do contrato, esta falta de conformidade afete consideravelmente a execução da viagem organizada e o organizador não supra esta falta.

 – Os viajantes têm também direito a uma redução do preço e/ou a uma indemnização por danos em caso de incumprimento ou de execução deficiente dos serviços de viagem.

 – O organizador tem de prestar assistência se um viajante estiver em dificuldades.

 – Se o organizador ou o retalhista for declarado insolvente, os pagamentos serão reembolsados. Se o organizador ou o retalhista for declarado insolvente após o início da viagem organizada e se o transporte estiver incluído na viagem organizada, é garantido o repatriamento dos viajantes. Costa Crociere S.p.A subscreveu uma proteção em caso de insolvência com CHUBB European Group Ltd Sucursal en Italia. Os Passageiros podem contactar esta entidade ou, se aplicável, a autoridade competente (CHUBB European Group Ltd Sucursal en Italia, com endereço em Via San Vicenzo ,2 -16121 – Génova – Italia, Tel.+39.010.53.750.1, Fax. +39.010.54.280.3, email: chubb.denunce@chubb.com).

 

As informações sobre as principais características do pacote, o preço, as formas de pagamento e o direito de rescindir o contrato, oferecidas ao Passageiro neste documento, são parte integrante do contrato de viagem do “pacote de ferias”. O Organizador reserva-se o direito de modificar os termos e características do conteúdo deste Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagens combinadas do pacote de férias nos termos estabelecidos na legislação em vigor.


A informação pré-contratual é a seguinte:


1. Principais características do pacote turístico
Os detalhes do cruzeiro escolhido encontram-se descritos na cotação de reserva incluída nos Documentos de Opção (OPÇÃO/COTAÇÃO) e Confirmação (CL/Confirmação) em anexo fornecido ao cliente juntamente com estas informações pré-contratuais, que fazem parte deste Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagem organizada.

 

a) O(s) destino(s), o itinerário e os períodos de estadia, com as respetivas datas e, caso o alojamento esteja incluído, o número de noites

Informações detalhadas na cotação da reserva incluídas nos anexos de Documentos de Opção (OPÇÃO/ COTAÇÃO) e Confirmação (CL/Confirmação), que fazem parte desta Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagem organizados.

b) Os meios, as características e as categorias de transporte, os locais, as datas e as horas da partida e do regresso (estas poderão ser aproximadas), a duração, as escalas e as correspondências.

Informações detalhadas na cotação da reserva incluídas nos anexos de Documentos de Opção (OPÇÃO/ COTAÇÃO) e Confirmação (CL/Confirmação), que fazem parte desta Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagem organizados. Na documentação fornecida aos Passageiros, incluem-se os detalhes de voos. A inclusão dos detalhes de voos nos documentos fornecidos pela Costa Crociere aos Passageiros, juntamente com avisos ou informações sobre transporte aéreo e regulamentos legais e contratuais associados aplicáveis, destina-se apenas a fins informativos. Os Passageiros deverão receber informações sobre companhias aéreas, números de voos, horários e aeroportos com uma antecedência mínima de 3 meses antes da partida. Contudo, se for feita uma reserva a menos de 3 meses antes da partida, os Passageiros deverão receber as informações supramencionadas no prazo de 3 dias após fazerem a reserva.

 

c) A localização, as principais características e, se aplicável, a categoria turística do alojamento segundo as regras do país de destino.

Informações detalhadas na cotação da reserva incluídas nos anexos de Documentos de Opção (OPÇÃO/ COTAÇÃO) e Confirmação (CL/Confirmação), que fazem parte desta Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagem organizados.

d) As refeições fornecidas

Refeições incluídas em pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), exceto bebidas, a menos que expressamente declarado em contrário.

e) As visitas, excursão(ões) ou outros serviços incluídos no preço total acordado para o pacote; se algum dos serviços de viagem será prestado ao viajante enquanto membro de um grupo e, nesse caso, o tamanho aproximado do grupo.

Informações detalhadas na cotação da reserva incluídas nos anexos de Documentos de Opção (OPÇÃO/ COTAÇÃO) e Confirmação (CL/Confirmação), que fazem parte desta Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagem organizados.

f) A língua em que os serviços são prestados.

Italiano e Inglês, com assistência pontual em português mediante solicitação expressa e sujeito a disponibilidade, não podendo ser garantido em todos os serviços.

g) Se a viagem ou as férias são adequadas para pessoas com mobilidade reduzida e, a pedido do viajante, informações exatas sobre a adequação da viagem ou das férias, tendo em conta as necessidades do viajante.

Os navios da Costa Crociere oferecem um número limitado de cabinas para Hóspedes com incapacidades, mas nem todas as áreas ou instalações públicas a bordo têm funcionalidades acessíveis. Os pedidos de reserva para Passageiros com incapacidades serão, portanto, concedidos sujeitos a disponibilidade destas cabinas especialmente concebidas e, sempre que possível, à condição de o Passageiro com incapacidade estar acompanhado de alguma pessoa capaz de prestar a assistência requerida pelo primeiro conforme o Regulamento da UE n.º 1177/2010.

h) Seguro opcional

O passageiro tem a possibilidade, e é recomendável, subscrever um seguro opcional que cubra as despesas de cancelamento originadas no caso de o viajante decidir terminar o contrato ou as despesas de assistência, incluindo as de repatriação, em caso de acidente, doença ou morte.

i) Proteção de dados.

A Costa Cruzeiros coloca à sua disposição todas as informações relacionadas ao processamento de seus dados pessoais nas Condições Contratuais Gerais de Contrato da viagem organizada, bem como em seu site www.costacruzeiros.com.pt.

j) Da Ficha Informativa Normalizada, os documentos de contribuição em Opção, Confirmação ou Reserva, os títulos e documentação da viagem, as Condições Contratuais Gerais do contrato e o contrato de viagem organizada em si.

Elas serão escritas somente no mesmo idioma desta Ficha de Informação Padrão, sem prejuízo do fato de que as comunicações entre o passageiro e os agentes de viagem ou reserva podem ter sido feitas em idiomas diferentes daquele neste documento.



INFORMAÇÃO DA COVID-19


Devido à crise sanitária causada pelo Covid-19 e em conformidade com a legislação em vigor tanto nos diferentes portos do itinerário como no próprio navio de cruzeiro, bem como para salvaguardar a saúde e segurança de todos os que se encontram a bordo da nossa frota e para implementar as medidas obrigatórias de ordem pública e sanitária, o Passageiro deve apresentar todos os documentos sanitários e as informações necessárias para o embarque. Além disso, ao fazer o check-in antes do embarque (tanto na web como no navio), o Passageiro deve apresentar declarações de saúde verídicas e rigorosas, concordando também em submeter-se a checapes, controlos médicos e de temperatura, tanto antes de embarcar como a bordo do navio. O Organizador reserva-se o direito de recusar o embarque ou de ordenar o desembarque do Passageiro se o seu estado de saúde ou as informações fornecidas demonstrarem que os regulamentos de saúde e segurança em vigor para viajar no navio foram violados. No caso do Passageiro se recusar a fornecer tanto as informações como os documentos exigidos ou não se submeter aos controlos de saúde efetuados a bordo, o Organizador compreenderá que estamos perante uma violação do contrato, dando assim origem à rescisão do seu contrato de pacote de férias, sem direito a obter um reembolso pela parte não fornecida ou pelos outros serviços adquiridos. Além do disposto no parágrafo precedente, o Passageiro observará todos os procedimentos postos em prática pelo Organizador para conter a pandemia Covid-19, relacionados ao distanciamento social, excursões, uso de máscara e protocolos higiênico-sanitários. Esses procedimentos são dinâmicos e continuamente atualizados pela legislação em função das circunstâncias e da evolução da pandemia. Caso não os respeite, o Passageiro será desembarcado sem direito a obter o reembolso do valor pago pela parte do pacote de férias não prestada e/ou pelos demais serviços associados adquiridos.

 

Do mesmo modo e devido à evolução dinâmica da pandemia de Covid-19. Recomendamos vivamente aos Viajantes que consultem as autoridades portuguesas sobre saúde e requisitos de viagem, a fim de terem informações precisas, concretas e atualizadas. Do mesmo modo, e no que respeita ao cumprimento de qualquer outro requisito de saúde internacional, os viajantes devem consultar os websites do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional italiano - portal Viaggiare Sicuri (http://www.viaggiaresicuri.it/) - e da Organização Mundial de Saúde - Portal de Viagens e Saúde Internacional (https://www.who.int/ith/en/).

 


Para qualquer informação pré-contratual requerida pela Diretiva, mas não incluída no presente documento na cotação de reserva incluída nos Documentos de Opção (OPÇÃO/COTAÇÃO) e Confirmação (CL/Confirmação) em anexo fornecido ao cliente juntamente com estas informações pré-contratuais, que fazem parte deste Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagem organizada referente ao cruzeiro escolhido pelo cliente – tendo igualmente em conta a grande variedade de “pacotes turísticos” comercializados pela Costa Crociere –, deverá consultar os outros documentos publicados pela Empresa prestando especial atenção às brochuras, ao website www.costacruzerios.com.pt, ao documento intitulado “Informações Úteis” https://www.costacruzeiros.com.pt/B2C/P/Before_you_go/general/Documents/Informações_Úteis.pdf e às Condições Contratuais Gerais https://www.costacruzeiros.com.pt/B2C/P/Before_you_go/term/Pages/termo.aspx

 

2. Nome comercial e morada postal do Organizador

 

O Organizador é Costa Crociere S.p.A.; Sede: Piazza Piccapietra 48, 16121 Genova – Itália; Telefone: 800.902.902 (a partir de Itália) – 010.999.7988 (a partir do estrangeiro) - 010 54831.

O organizador age com o nome comercial Costa Cruzeiros. Também é representado na Espanha pela Costa Crociere S.p.A. Sucursal en España, com sede em C/ Pedro Teixeira, 8 - 5 Planta – 28020 Madrid – Espanha, Telefone: +34 93 214 28 89 / + 34 91 334 93 70

Página web: www.costacruzeiros.com.pt

Telefone a partir de Portugal: 800 11 63 67

Correio electrónico: info@pt.costa.it

 

 

 

3. Preço total do pacote

 

O preço total da viagem é detalhado na cotação de reserva incluída nos Documentos de Opção (OPÇÃO/COTAÇÃO) e Confirmação (CL/Confirmação) em anexo fornecido ao cliente juntamente com estas informações pré-contratuais, que fazem parte deste Ficha Informativa Normalizada para contratos de viagem organizada.

 

Conforme especificado nas Condições Contratuais Gerais (ver o seguinte link https://www.costacruzeiros.com.pt/B2C/P/Before_you_go/term/Pages/termo.aspx) os preços (Tudo Incluído, Super Tudo Incluído, Deluxe) incluem impostos, taxas e a Quota de Serviço.

 

A Quota de Serviço de Hotel não está incluída nos preços LAST MINUTE; ÚLTIMO MINUTO; ÚLTIMA HORA; FLASH, PIND; PROMO; IMPERDÍVEL e IMPERDÍVELS. A Quota de Serviço de hotel cobre o uso de serviços de hotel a bordo e é debitada a cada dia de forma semelhante a outras despesas incorridas. Depende do número real de dias passados a bordo; o valor diário da cobrança também varia de acordo com o itinerário e do câmbio do navio. Os valores apresentados na tabela abaixo referem-se à Quota de Serviço aplicável a Passageiros com idade acima dos 14 anos. Crianças de idade inferior a 4 anos não pagam a Quota de Serviço, enquanto as crianças com idade entre 4 e 14 anos, ou entre 4 e 12 anos, para cruzeiros no Costa neoRomantica, pagam 50% dos valores indicados na tabela.

Navio

Cruzeiro

Quota de Serviço de hotel cobrado 
por dia por adulto

COSTA TOSCANA

a partir de 28/06/2021

10 EUROS

COSTA SMERALDA

a partir de 06/06/2020

10 EUROS

COSTA DIADEMA

a partir de 07/06/2020

10 EUROS

COSTA FASCINOSA

de 05/06/2020 até 05/12/202

12,50 USD

 

dal de 05/12/2020 até 13/04/2021

12,50 USD

 

a partir de 13/04/2021

10 EUROS

COSTA FAVOLOSA

a partir de 05/06/2020

10 EUROS

COSTA DELIZIOSA

a partir de 06/06/2020

10 EUROS

COSTA LUMINOSA

de 07/06/2020 até 30/11/2020

10 EUROS

 

de 30/11/2020 até 13/03/2021

12,50 USD

 

a partir de 13/03/2021

10 EUROS

COSTA PACIFICA

de 05/06/2020 até 02/12/2020

10 EUROS

 

de 02/12/2020 até 08/03/2021

12,50 EUROS

 

a partir de 08/03/2021

10 EUROS

COSTA MAGICA

a partir de 06/06/2020

10 EUROS

COSTA FORTUNA

a partir de 09/06/2020

10 EUROS

COSTA MEDITERRANEA

a partir de 06/06/2020

10 EUROS

COSTA neoROMANTICA

a partir de 02/06/2020

Suites 16,50 USD - Cabine 13,50 USD

 

 

Se o pacote incluir um voo, o transfer de e para o aeroporto está sempre incluído no preço do pacote.
Os Passageiros terão de pagar as seguintes taxas adicionais: (i) €50 no caso de uma transferência do contrato conforme o Artigo 6 abaixo; (ii) €50 no caso de cancelamento, pelo menos, 45, 60 e 90 dias antes da partida.
Os preços podem ser alterados até 20 dias antes da data marcada do pacote como resultado de aumentos – comparado com os preços em vigor aquando da publicação do programa de cruzeiro – (i) no preço de tarifas aéreas, (ii) no preço do combustível do navio ou outras fontes de energia, (iii) em impostos ou taxas sobre serviços incluídos no pacote turístico, tais como taxas de embarque, desembarque ou aterragem em portos ou aeroportos, (iv) nas taxas de câmbio relevantes para o pacote, (v) sobre o preço de mercado do Regime de Comércio de Emissões (ETS ou "imposto de carbono") de acordo com o Decreto Legislativo italiano n.º 257/2010. A diferença no preço do pacote será da seguinte forma:
– no caso (i), a diferença entre a tarifa calculada de acordo com os critérios indicados na nota no final das Condições Contratuais Gerais e a tarifa à data da partida;
– no caso (ii), não haverá aumento de preço para aumentos do preço do combustível inferiores a 8%. Para aumentos dos preços do combustível de 8%, o valor da categoria de cruzeiro mais baixa apresentado na brochura (excluindo voos, transfers, taxas portuárias e taxas de adesão e quota de serviço) será 3% mais alto. O aumento deverá aplicar-se a todos os passageiros para todas as datas de partida para o cruzeiro em questão. A brochura online está disponível na página principal do website www.costacruzeiros.com.pt
– no caso (iii), o montante total do aumento de impostos e taxas;
– no caso (iv), o montante do aumento das taxas de câmbio aplicáveis ao pacote.
– no caso (v), o produto das toneladas métricas de combustível de aviação utilizadas para cada assento/rotação [A], o "valor médio de mercado" da poluição do mês anterior, tal como comunicado pela transportadora, n-1 [B], e o coeficiente 3,15 [C][i]
No caso de uma redução dos valores mencionados em (i), (ii), (iii) ou (iv) comparados com os preços em vigor aquando da publicação do programa de cruzeiro, o Passageiro deverá ter direito a uma redução de preço conforme segue:
- no caso (i), a diferença entre a tarifa calculada de acordo com os critérios indicados na nota no final das Condições Contratuais Gerais e a tarifa à data da partida;
- no caso (ii), não haverá uma redução do preço da categoria de cruzeiro mais baixa apresentado na brochura (excluindo voos, transfers, taxas portuárias e taxas de adesão e quota de serviço) equivalente à redução da percentagem do preço do combustível;
- no caso (iii), o montante total da redução de impostos e taxas;
- no caso (iv), a diferença entre a taxa de câmbio à data da publicação do pacote e a vigente à data da partida. Se o aumento de preço exceder oito por cento (8%) do valor total originalmente pago pelo Passageiro, este terá a opção de aceitar o aumento ou rescindir o contrato sem custos adicionais, segundo o Art.º 5 “Alterações nas Férias” das Condições Contratuais Gerais (ver o seguinte link)https://www.costacruzeiros.com.pt/general-conditions.html.

 4. Termos de pagamento
Quando o contrato for estabelecido, o Passageiro deverá pagar a taxa de registo, quando previsto, e um adiantamento por conta do preço, que será de 15% do preço. O Passageiro deve pagar o valor restante, até o preço total, pelo menos 30 dias antes da data de partida programada. Para contratos estipulados nos 30 dias anteriores à data de início da viagem, o preço total deve ser pago no momento da contratação, através de um pagamento único.

Se o contrato for estabelecido por telefone pelo número 800.116.367 ou através do website da Costa Cruzeiros (www.costacruzeiros.com.pt) mais de 45 dias antes da partida, sujeito aos termos de pagamento supra, o Passageiro poderá escolher pagar a prestações mensais sem juros. O Passageiro também poderá escolher o número de prestações, de um mínimo de 2 até um máximo de 5 dependendo da data da reserva. O pagamento a prestações deverá ser efetuado exclusivamente por cartão de crédito por débito direto automático todos os meses.

Se o contrato for estabelecido menos de 30 dias antes da partida, deverá ser pago o montante total aquando da confirmação numa única transação.

O não pagamento do montante devido nos prazos indicados acima deverá constituir uma violação do contrato, dando direito à rescisão do contrato nos termos das regras do Código Civil português.

O bilhete para o cruzeiro, que é um documento legal que permite o acesso a bordo do navio, deverá ser entregue ao Passageiro após o pagamento do montante total e deverá conter as seguintes informações:
- data e local de nascimento de cada Passageiro
- número, data e local de emissão, data de validade do passaporte ou documento de identidade do cada Passageiro, de acordo com os regulamentos em vigor
- números de telemóvel de todos os adultos que viajarem na cabina para poderem ser contactados em caso de emergência.

Os pagamentos efetuados por Agências de Viagens só serão considerados concluídos quando o Organizador receber efetivamente os montantes em dívida.

Para compras diretas (feitas por telefone pelo número 800.116.367 ou pelo website da Costa Crociere https://www.costacruzeiros.com.pt), os Passageiros poderão escolher um dos seguintes métodos de pagamento: i) transferência bancária, exceto o pagamento a prestações conforme indicado acima; ii) cartão de crédito, de acordo com os termos e as condições especificados abaixo. Se o Passageiro escolher pagar com cartão de crédito, o cartão será usado para débito direto do montante e quaisquer penalizações resultantes de cancelamentos conforme as Condições Contratuais Gerais nas datas indicadas na reserva. Um Passageiro poderá pedir o cancelamento de pagamentos por débito direto automático aquando da reserva, ou mais tarde, ligando para o 800.116.367.

Se o contrato for estabelecido por telefone, pelo menos, 8 dias antes da partida, o pagamento também poderá ser efetuado por transferência bancária. Para contratos estabelecidos posteriormente e até 2 dias antes da partida e para contratos com pagamento a prestações conforme mencionado acima, o pagamento só poderá ser efetuado por cartão de crédito.

Se o contrato for estabelecido pelo website da Costa Cruzeiros https://www.costacruzeiros.com.pt menos de 30 dias antes da partida, deverá ser efetuado o pagamento integral por cartão de crédito.

Em qualquer caso, todos os pagamentos deverão ser efetuados pelo Passageiro de acordo com quaisquer instruções específicas dadas pelo Organizador conforme as disposições deste Artigo 4.

Todos os termos de pagamentos são obrigatórios e se o montante mencionado acima não for pago e/ou se os montantes devidos não forem recebidos pelo Organizador nos prazos indicados, isto deverá constituir uma violação do contrato, dando direito à rescisão do contrato nos termos do Código Civil português, sujeito ao pagamento de indemnização por quaisquer danos adicionais causados ao Organizador.

5. Informações gerais sobre requisitos de passaportes e vistos
Por favor, certifique-se de que, antes da partida, verifica que tem a documentação necessária e um documento de identificação com a sua fotografia para o cruzeiro que escolheu e que este está válido por um período além do fim da viagem. Qualquer Hóspede sem os documentos adequados não poderá entrar a bordo do navio e não será feito qualquer reembolso do preço do cruzeiro.
Cidadãos portugueses residentes em Portugal – Passaporte válido para todos os portos de escala ou um cartão de identidade português válido, de acordo com os requisitos apresentados no website para o seu cruzeiro em particular.


Estrangeiros residentes em Portugal – Informamo-lo que deverá confirmar com o seu consulado se tem um documento de identificação com a sua fotografia válido para viajar e se precisa de mais vistos para os portos de escala.
Os passaportes e outras formas de documento de identificação com a sua fotografia poderão ser recolhidos pelos membros da tripulação quando entrar a bordo do navio e guardados pela Costa durante o cruzeiro para poderem ser apresentados às autoridades relevantes nos diferentes portos de escala. Se um Passageiro precisar do seu documento por alguma razão, pode pedir ao pessoal do navio que lho devolvam temporariamente.


Vistos de turista – Lembramos que é responsabilidade de cada Hóspede, antes da partida de, solicitarem às várias embaixadas/consulados quaisquer vistos necessários nos portos de escala. Aquando da reserva e algumas semanas antes de viajar, os Passageiros devem verificar que não houve nenhuma alteração inesperada dos requisitos de vistos para os seus portos de escala em relação aos indicados nesta brochura. Para cruzeiros "volta ao mundo", os viajantes são aconselhados a solicitar os vistos necessários pelo menos três meses antes da partida do cruzeiro. Qualquer passageiro que precise de ajuda no processo de pedido de visto pode utilizar os serviços da agência designado por Costa que aplicará as suas próprias tarifas e será à custa dos Passageiros. Os viajantes são diretamente responsáveis pela gestão da documentação de viagem necessária e apropriada.


Requisitos especiais para a India, Sri Lanka, China e Austrália– É necessário visto de turista para portos de escala na India, Sri Lanka, China e na Austrália e os Hóspedes têm de o solicitar junto do consulado/embaixada relevante antes da partida. Para visitantes em trânsito no porto de Sanya (China) apenas, o visto é emitido à chegada e o custo é debitado na fatura a bordo do Passageiro.


Requisitos especiais para a Índia – É necessário visto. Os Passageiros têm de o solicitar junto da Embaixada ou do Consulado da Índia antes da partida. Quando isto for especificamente indicado, o preço inclui os custos de obtenção do visto de turista para a Índia; estes custos ficarão apenas a cargo da Costa Cruzeiros se o viajante usar o agente de vistos designado por ela para tratar da documentação. Se recorrer a outro agente para obter um visto, os custos associados não serão pagos pela Costa Cruzeiros. Os Hóspedes deverão entrar em contacto diretamente com o agente especialista da Costa Cruzeiros para pedirem a emissão do visto e terão de preencher um formulário e anexar os documentos requeridos. A Costa Cruzeiros não assume qualquer responsabilidade se os Passageiros não obtiverem um visto por exclusiva negligência dos mesmos.


Requisitos especiais para os EUA– Para cruzeiros que incluam escalas ou trânsito nos EUA, todos os passageiros têm de ter um “passaporte eletrónico”; os menores não podem ser incluídos no passaporte de um dos pais e têm de ter o seu próprio passaporte eletrónico para poderem viajar nos EUA. Além disso, a partir de 12 de janeiro de 2009, os cidadãos e nacionais elegíveis de países do VWP (Programa de Dispensa de Visto), incluindo Portugal, têm de obter autorização para viajar previamente sob a forma de um visto ESTA eletrónico. Pelo menos 72 horas antes da partida, os Hóspedes que viajarem para os EUA sem visto deverá apresentar o seu pedido do ESTA (Electronic System for Travel Authorization - Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem) pelo website do ESTA https://esta.cbp.dhs.gov. O recibo com um registo do número de pedido do ESTA do viajante será solicitado como parte da documentação requerida para viajar para os EUA. Os Hóspedes, incluindo menores de idade, que viajarem com passaportes mais antigos que estejam válidos, mas não contenham um microchip biométrico, e titulares de passaportes de países não-VWP têm de pedir um visto de não-imigrante à Embaixada ou ao Consulado dos EUA mais próximos em Portugal.


Requisitos especiais para o Egito – Para qualquer cruzeiro que transite para o Egito para o qual um documento de identificação português com fotografia válido seja considerado documento de viagem válido, relembramos que as autoridades locais irão recusar a entrada a cidadãos italianos que viajarem com cartões eletrónicos com um certificado de extensão para 5 anos ou cartões em papel renovados (mas não remitidos) durante 5 anos com um carimbo de extensão.


6 O direito do Passageiro de rescisão do contrato
Um Passageiro poderá rescindir o contrato a qualquer momento antes do início do pacote turístico; porém, quando o rescinda, deverá pagar os seguintes montantes standard, ou percentagens do preço do pacote, ao Organizador conforme indicado no quadro.

 

 TARIFA

DIAS PARA

A PARTIDA

TODOS OS CRUZEIROS

(exceto cruzeiros de volta ao mundo)

CRUZEIROS 2021 DE VOLTA AO MUNDO E SEGMENTOS INDIVIDUAIS

CRUZEIROS 2022 DE VOLTA AO MUNDO E SEGMENTOS INDIVIDUAIS, CRUZEIROS TRANSATLÂNTICONO COSTA LUMINOSA

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído/

Deluxe

Mais de 270 dias

50 € por persona

15%

15%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS

Mais de 270 dias

30%

N/A

N/A

PROMO

Mais de 270 dias

50 € por persona

N/A

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe

Mais de 90 dias

50 € por persona

15%

25%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS Mais de 90 dias

30%

N/A

N/A

PROMO Mais de 90 dias

50 € por persona

N/A

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe Entre 89 e 60 dias

50 € por persona

25%

50%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS

Entre 89 y 60 dias

30%

N/A

N/A

PROMO

Entre 89 y 60 dias

25%

N/A

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe

Até 45 dias

50€ por persona

50%

50%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS

Entre 59 e 45 dias

30%

N/A

N/A

PROMO

Entre 59 e 45 dias

30%

N/A

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe

Entre 44 e 30 dias

25%

50%

50%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS

Entre 44 e 30 dias

50%

N/A/

N/A

PROMO

Entre 44 e 30 dias

50%

N/A/

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe

Entre 29 e 15 dias

50%

50%

75%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS

Entre 29 e 15 dias

60%

N/A

N/A

PROMO

Entre 29 e 15 dias

75%

N/A

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe

Entre 14 e 10 dias

75%

75%

75%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS

Entre 14 e 10 dias

85%

N/A

N/A

PROMO

Entre 14 e 10 dias

100%

N/A

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe

Entre 9 e 6 dias

75%

100%

100%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDÍVEL / IMPERDÍVELS

Entre 9 e 6 dias

85%

N/A

N/A

PROMO

Entre 9 e 6 dias

100%

N/A

N/A

Tudo Incluído / Super Tudo Incluído / Deluxe

Menos de 5 dias

75%

100%

100%

LAST MINUTE / ÚLTIMO MINUTO / ÚLTIMA HORA / FLASH / PIND / IMPERDIBLE / IMPERDIBLES

Menos de 5 dias

100%

N/A

N/A

PROMO

Menos de 5 dias

100%

N/A

N/A

 

 

[i]O preço médio de mercado dos impostos públicos sobre o carbono e está disponível em https://markets.businessinsider.com/commodities/co2-european-emission-allowances.

A quantidade de combustível consumida por passageiro, tal como declarada pelo transportador, é a seguinte Tempo de voo para destinos e combustível consumido (por passageiro) Até 2 horas Itália, Europa, Ilhas Baleares, Tunísia 0,0701

 2 a 3 horas Grécia, Turquia 0,0968 

3 a 4 horas Israel, Portugal, Rússia 0,1380 

4 a 5 horas Ilhas Canárias, Egito, Jordânia 0,1555 

5-7 horas Cabo Verde, Emiratos Árabes Unidos 0,2440

 7-8 horas Quénia, Tanzânia0,3914 

8 a 9 horas República Dominicana, Guadalupe, Jamaica 0,4392

9-10 horas Brasil, Maldivas, Madagáscar 0,4769 

10-11 horas Cuba 0,5022 

mais de 11 horas Japão, México 0,5307 

Por exemplo, um voo para Guadalupe, assumindo que o preço de mercado do ETS é de 6,90 EUR → 0,4392 toneladas métricas [A] x 6,90 EUR [B] x coeficiente 3,15 [C] = 9,55 EUR R/T (aprox. 4,77 EUR por etapa da viagem).